A Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina é um dos mais conhecidos pontos turísticos do Porto. Milhares de turistas passam pelo local para fazer suas fotos, sendo a igreja mais instagramável da cidade. Sua fachada exterior é revestida por milhares de azulejos.
A famosa capela fica na esquina da Rua de Santa Catarina com a Fernandes Tomás, em uma das ruas mais movimentadas da cidade. A igreja foi construída na primeira metade do séc. XVIII. A Capela das Almas se originou de uma antiga igreja de madeira, erguida em louvor à Santa Catarina. O edifício, como já foi referido, remonta ao séc. XVIII, tendo coincidido com a transferência da Irmandade das Almas e das Chagas de São Francisco do Mosteiro de Santa Clara para a Capela de Santa Catarina.
O interior da capela é de estilo neoclássico. Sendo que há altares dedicados a vários santos da fé católica. No altar-mor, destaca-se um painel representativo da Ascensão do Senhor. No entanto, estes não são os únicos motivos que chamam a atenção, como, por exemplo, um vitral, que se encontra na fachada principal, datado da segunda metade do séc. XX, de autoria do pintor Amândio Silva.
A fachada da Capela das Almas possui 15 mil azulejos, azuis e brancos, que cobrem cerca de 360 metros quadrados da construção, eles foram adicionados no ano de 1929. O ceramista Eduardo Leite é o autor da obra-prima. Os azulejos foram fabricados pela Cerâmica Viúva Lamego, em Lisboa. Os impressionantes adereços contam a história de vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.
Ao estar na cidade do Porto, a Capela das Almas é uma parada obrigatória para os viajantes. Rendendo belíssimas fotografias para as redes sociais e para guardar na memória.
*Rodrigo da Costa é jornalista, advogado e especialista em Direito Internacional e Humanos